terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Idade gestacional: 11 semanas

Pelo que me lembre, minha última menstruação começou em 26 de Outubro de 2010, e desde lá, 11 semanas de gravidez se passaram...
Achei um site bem legal pra acompanhar as semanas gestacionais, e nele, uma super tabela mostrando cada transformação que está acontecendo pro bebê e pra mamãe.
Quem quiser ver mais pode acessar http://www.planetabebe.com.br/
Compartilho minhas 11 semanas gestacionais aqui com vcs...


P R I M E I R O    M Ê S



  26-10-2010
Início da 1ª Semana
Sua menstruação se iniciou e aproximadamente daqui há 14 dias você estará ovulando, e esta é a data propícia para realizar seu sonho de ser mãe.
Se você está pretendendo engravidar, é uma boa idéia fazer uma visita ao seu médico para que ele lhe receite um suplemento vitamínico de Ácido Fólico. As pesquisas mostram que mulheres que tomam vitaminas contendo ácido fólico, diminuem os riscos de terem filhos com defeitos do tubo neural. O ácido fólico pode ser encontrado em muitos alimentos e também em forma de comprimidos. Boas fontes de ácido fólico são os grãos (pão de trigo integral, por exemplo), os vegetais verde escuros, como espinafre e brócolis, as carnes, a cenoura, o feijão e a lentilha, a gema de ovo e etc.
Você deve começar a ingerir o suplemento vitamínico de ácido fólico pelo menos três meses antes de engravidar, numa quantidade de 5mg por dia, e deve continuar durante toda a gravidez.
Neste momento o folículo, semente que vai originar o óvulo, está em fase de amadurecimento.


  02-11-2010
Início da 2ª Semana
O folículo amadureceu e um de seus ovários está preste a liberar o óvulo. Ao mesmo tempo, seu útero está se preparando para abrigar o futuro bebê, como faz em todos os ciclos menstruais, tornando o endométrio (camada interna que reveste o útero) mais espesso e ricamente vascularizado pela ação dos hormônios produzidos pelos ovários. Simultaneamente, ocorre uma lenta aproximação mútua do pavilhão da trompa e do ovário, pois os dois órgãos tentam encurtar a distância espacial a ser percorrida pelo óvulo.


  09-11-2010
Início da 3ª Semana
No início desta semana você provavelmente ovulou e seu óvulo vai se tornar alvo dos espermatozóides.
O óvulo está indo para o terço externo de uma de suas trompas, onde será fecundado, e os milhões de espermatozóides, por sua vez, estão percorrendo o trajeto vagina-trompa para ir de encontro a ele. Quando os espermatozóides chegarem ao óvulo, apenas um deles o penetrará e seus núcleos se fundirão (o processo de fertilização leva em média 24 horas).
Da fusão dos dois núcleos é gerado o ovo; ou célula-ovo e podemos dizer que neste momento nasce um novo ser. A partir daí, o “ovo” inicia sua viagem de 7 a 10 dias até o útero, enquanto suas células se multiplicam exponencialmente. Este estágio é conhecido pelo nome de mórula (amora em latin).
Nesta fase, o que será seu futuro bebê, é apenas um acúmulo de células. Mas mesmo neste estágio mais primitivo do seu desenvolvimento, ele não é um monte de células desordenadas, e sim, um ser com capacidade de força de formação própria e toda uma individualidade que se manifestará logo depois com particularidades básicas.


  16-11-2010
Início da 4ª Semana
O "ovo" entrou em seu útero ainda em fase de multiplicação das células e vai em busca de um lugar para se fixar. Durante a fixação, o "ovo", por ser um tecido estranho ao seu organismo, já que contêm componentes celulares do papai, poderia ser eliminado. Mas esta rejeição é impedida pelo próprio "ovo", que produz substâncias especiais que atuam sobre o seu sistema imunológico. Durante a fixação, as células ainda em multiplicação de dividem em dois grupos - um vai formar o seu bebê e o outro a placenta.
Como você vê, mesmo antes do teste de gravidez dar positivo, deve haver simultaneidade de fatores fisiológicos adequados. E isso, por si só, é uma primeira garantia de que seu bebê vai se desenvolver de uma forma sadia.
Quando o "ovo" completa sua fixação, se transforma em uma bolha sólida cheia de liquido, e passa a se chamar blastocisto (blasto = que vai gerar algo; cisto = cavidade). A partir de agora você já pode se considerar mamãe e neste exato momento, seu bebê está medindo mais ou menos 0,2 mm.
No final desta semana, o cordão umbilical estará completamente funcional, a placenta, fonte de alimento do seu bebê até o nascimento, estará se formando e o pequenino terá aproximadamente de 0,4 a 0,6 mm de comprimento.


  23-11-2010
Início da 5ª Semana
Seu bebê que agora é um embrião, tem a forma da letra C, encontra-se com cerca de 1,5 a 2,5 mm de comprimento e é composto de um corpo com uma cabeça, um tronco e uma cauda.
No final desta semana, o ácido fólico já estará agindo e a formação do tubo neural se iniciará. Além disso, seu pequenino coração começará a bater. Porém, a circulação de sangue será parcial, pois os vasos sanguíneos ainda estarão incompletos.


S E G U N D O    M Ê S

  30-11-2010
Início da 6ª Semana
A partir desta etapa, os aparelhos respiratório, circulatório e digestivo do seu bebê, entram em formação. Portanto, é uma fase muito importante para ele.
A coluna vertebral é a primeira coisa que se desenvolve e nesta fase, aparecem as bases do cérebro e da medula espinhal. Seus ouvidos começam a entrar em formação e a circulação de sangue se estabelece. Ao mesmo tempo, os rudimentos do fígado, pâncreas, pulmões e estômago se tornam evidentes, bem como os brotos que darão origem aos membros superiores.
O coração, apesar de ser um pequeno tubo, já bate de 140 a 150 vezes por minuto, duas vezes mais que o de uma pessoa adulta. Além disso, o vínculo entre seu filho e você se torna mais intenso, pois os vasos sanguíneos que unem o cordão umbilical com a placenta, aparecem.
Nesta semana, seu bebê ainda é considerado um embrião e mede em torno de 4 a 6 mm de comprimento.


  07-12-2010
Início da 7ª Semana
As curvas sobre as quais se formarão os dedos das mãos já podem ser notadas, e os brotos dos membros inferiores começam a aparecer. Enquanto isso, células primitivas começam a chegar à área genital e em breve responderão às instruções genéticas para desenvolver os órgãos genitais femininos ou masculinos.
Um ultra-som transvaginal nesta fase, já pode detectar as batidas do coração.
Seu bebê tem agora entre 7 e 9 mm de comprimento e pesa aproximadamente 0,8 grama.


  14-12-2010
Início da 8ª Semana
Seu bebê ganha algumas formas, mede por volta de 10 a 11 mm e o peso está em torno de 2 gramas.
Embora ainda não se note a barriga, ele está se desenvolvendo bastante, e neste estágio, já é possível perceber o início da formação das orelhas, que surgem nas laterais do pescoço, da boca e dos olhos, assim como dos dois buraquinhos que darão origem as fossas nasais. Apesar dos dedos das mãos serem unidos por uma membrana de pele, já é possível distingui-los.
O processo de ossificação do esqueleto (desenvolvimento das células ósseas) se inicia, e a glândula pituitária, responsável pelos hormônios que regulam outras glândulas como a tiróide e as supra-renais, começa a se formar.
Os dois hemisférios do cérebro já são claramente visíveis e o órgão cresce tão intensamente que a cabeça se torna desproporcional ao corpo.
Por incrível que pareça, os intestinos começam a se desenvolver dentro do cordão umbilical, e migrarão depois para o abdômen do seu bebê quando ele estiver bastante grande para acomodá-los.


T E R C E I R O    M Ê S

  21-12-2010
Início da 9ª Semana
Nesta semana, seu bebê passa a ser considerado um feto, pesa cerca de 3 gramas e mede aproximadamente de 13 a 20 mm.
O desenvolvimento de seus olhos está quase completo e os mesmos estão recobertos por uma membrana palpebral, embora estejam nas laterais da cabeça, que por sua vez, se encontra mais ereta. Os labirintos, localizados nos ouvidos e responsáveis pelo equilíbrio e posição do corpo, estão se formando, enquanto os dedos das mãos começam a se separar.
Agora já se pode notar a formação das pernas e pés, e surgem pela primeira vez movimentos bruscos e espontâneos, pois o cérebro é conectado aos minúsculos músculos e nervos que se desenvolvem.
Os intestinos e os pulmões já estão quase totalmente construídos e o processo de ossificação do esqueleto está em andamento.
Ainda nesta semana o período crítico de desenvolvimento de seus braços terminará, e os mesmos já estarão na posição correta e proporcionais em relação ao corpo.


  28-12-2010
Início da 10ª Semana
Nesta semana, embora seu bebê ainda pareça um peixinho de aproximadamente 28 a 35 mm de comprimento e 4 a 5 gramas de peso (peso de dois clipes de papel), seus órgãos genitais, as articulações principais dos ombros, dos cotovelos, da bacia e dos joelhos já são visíveis e os órgãos internos já estão em seus devidos lugares. Além disso, a coluna vertebral ganha suaves movimentos e a língua, a laringe e a tiróide começam a se formar.
Nesta fase, seu bebê começa a movimentar a cabeça, os braços e o tronco e se alguma coisa tocar seu rosto, ele já consegue esticar os bracinhos para afastá-la.
O período crítico da formação das pernas está a ponto de terminar, e elas já se encontram nos seus lugares e proporcionais em relação ao corpo. Surgem as plantas dos pés e as dobras entre elas e os dedos, que por sua vez, começam a distinguir-se uns dos outros. Quanto aos dedos das mãos, já estão totalmente formados.
O lábio superior e os olhos se encontram bem definidos e as pálpebras começam a se desenvolver. No final desta semana as orelhas estarão quase que completamente concluídas e, assim como os olhos, avançam para a posição final. O marco mais importante desta semana é o desaparecimento do rabo.


  04-01-2011
Início da 11ª Semana
Nesta semana, seu bebê já está livre de adquirir anomalias congênitas, que são provocadas pela insuficiência de ácido fólico. Mas não se esqueça do que falamos antes. Continue com as vitaminas, pois ele precisa delas até o final da gravidez.
A cabeça do seu bebê é quase metade do tamanho do corpo, mas isso mudará de acordo com o crescimento. Os dedos dos pés e o sistema auditivo já estão concluídos, a íris começa a se desenvolver e inicia-se o processo de formação das unhas. A placenta, por sua vez, ganha um número significativo de vasos sanguíneos, cujos quais levarão uma infinidade de nutrientes ao seu bebê, além da oxigenação. Quanto ao intestino, começa a migrar do cordão umbilical para o abdômen. Agora, o peso do seu bebê está entre 8 e 11 gramas e o comprimento entre 45 e 60 mm.

À espera do meu pequeno milagre...

Oi pessoal, como vai?

Depois 5 longos meses sem ter tempo nem pra pensar em atualizar meu blog (e confesso, sem vontade alguma tb), eis que surge uma nova e maravilhosa notícia: estou esperando um bebê!!

Agora, tenho milhões de motivos pra escrever aqui... Até pq tenho estado super envolvida com essa grande emoção, e todos os dias, busco novas informações sobre o meu filhote; seu desenvolvimento; o que está mudando nele, em mim, no Papai e demais pessoas que estão acompanhando esse momento; como será o parto; o nascimento; o futuro; etc...

Então uma grande amiga sugeriu "Rô, pq vc não volta a escrever no blog, assim um dia seu filho/a poderá ler como foi sua gravidez, vai ser uma delícia...", e a sugestão foi mais que aceita! Eis-me aqui novamente!! rsrs


Vou contar um pouquinho de como tudo isso começou, pra que vc possa ler um dia, filho/a...

Toda essa transformação em minha vida começou na verdade em Outubro de 2010, mês em que meu bebê foi gerado, num momento de muito amor.

Logo no início de Dezembro, comecei a sentir enjôos (dos meus perfumes e até os do meu marido), poliúria (fazia muitooooo xixi em pequenos espaços de tempo), náuseas, meus seios pareciam estar maiores que o normal  (se é que isso era possível, pois já são enormes!! rs), e num estado "febril", pegando fogo literalmente, e eu tb estava bem mais sensível emocionalmente. A soma de todos esses fatores tinha um único nome pra mim: CALOR! rs.

Sim, o mês de Dezembro estava muito quente na minha cidade, Campinas/SP, e pra uma mulher que usava anticoncepcional injetável regularmente e menstruava normalmente, o nome só podia ser calor!

Na noite de 11 de Dezembro, estava no HC da UNICAMP fazendo um plantão noturno, tinha a sensação de mal estar, como se estivesse com a pressão baixa, suando muito frio, apática para o trabalho, e com aquele enjôo terrível que passara a me acompanhar nos últimos dias. Duas supervisoras perguntaram o que eu tinha, e mais uma vez respondi "Deve ser o calor!". Uma delas, até sugeriu aferir minha pressão arterial, e depois disse pra eu ir embora, mas no lugar disso, fui pra cantina jantar (quase meia-noite!), pensando que o mal-estar poderia ser uma hipoglicemia talvez.

Ao fim da refeição, senti-me bem melhor, com mais ânimo, e voltei ao trabalho... Lá pelas 2 da madrugada, o enjôo voltou, e um pouco depois fui ao banheiro e coloquei tudo pra fora. Depois, tive um período curto de mais ou menos uma hora e meia pra descansar, e deitada no colchãozinho numa salinha da UTI, pensei "O que será que eu tenho?? Nunca senti esse tipo de enjôo!!", e em seguida, deparei-me com a pergunta inevitável "Posso estar grávida??"

Parecia impossível pra mim essa gravidez, já que não havia falhado o método contraceptivo, mas passei o restante da madrugada até 7 da manhã contando cada segundo até chegar à farmácia. Pensei "Besteira, vou fazer o teste só pra tirar a pulga detrás da orelha", e comprei o tal teste. No caminho, tive o cuidado de tirá-lo da caixinha e jogar fora, pra aparecer com o mínimo de "pistas" em casa hahahaha, hj dou risada pensando nisso.

O teste dizia pra fazer xixi sobre a tira e deixar em cima de uma superfície plana por 5 minutos, e se fosse muito "enxarcado" além da linha delimitada, poderia dar um falso positivo. Mal o xixi caiu sobre o teste, as 2 faixas cor-de-rosa indicaram o resultado: estava grávida.

Obviamente, justifiquei pra mim mesma que "enxarquei" demais o teste rsrsrs. Parecia inaceitácel. Corri para o Centro Médico e comecei a conversa com a GO dizendo "Estou estranha de uns dias pra cá...", e ela foi logo rindo e perguntando do que se tratava esse estar estranha...

Meu próximo passo, com a guia do Beta HCG em mãos, foi o laboratório Ramos de Souza, e um doce, um anjo de pessoa me atendeu, seu nome, Cibele. Atormentei tanto a coitada que o resultado do teste deveria sair em 6 horas e saiu em apenas 3!


Cheguei em casa, vesti o pijama e fui descansar. Mas que descansar que nada! Eu revirava na cama pensando em como dar a notícia pro meu marido. Se eu estava em choque, imagine ele... Ele logo acordou e disse que estava preocupado, pois desde as 7 eu deveria estar em casa, e já eram quase 11 e nada de eu chegar...

Expliquei que passei mal a noite (tínhamos nos falado por telefone por volta das 11 horas da noite anterior e mencionei que estava passando mal, ele sugeriu que eu fosse comer, podia estar fraca...), fui ao hospital e a médica me pediu um exame. Qdo eu disse que podia estar com "hipoglicemia", ou então "GRÁVIDA", ele certamente levou um grande susto...

O resultado que a fofa da Cibele liberou pra mim com urgência (chiqúerrimo por sinal, on line), mostrava que valores acima de 50 indicavam gravidez, e o meu, havia passado dos 35.000!! GRAVIDÍSSIMA!!

Contei pro meu enteado, Rodrigo, que ficou super feliz e deu o maior apoio... Sim, bebê, seu Irmãozinho foi o primeiro a te amar na vida!! Até antes da Mamãe que estava em absoluto choque!! E em seguida, fui encarar a fera do Papai. O diálogo foi curto e direto, e em menos de 5 minutos eu estava em outro ambiente da casa, pensando "E agora?", quando ele certamente pensava o mesmo em outro cômodo.

Agora vou explicar... Bebê, vc foi o melhor e maior presente que Deus já me deu! A maior alegria, o maior amor, a maior emoção!! O susto que levamos foi porque a Mamãe estava preocupada em terminar minha especialização e trabalhar; enquanto o Papai pensava em construir nossa casa nova, onde vc teria certamente o seu cantinho, pra daqui mais um ano, pensarmos em parar com o remédio pra vc vir... Ademais, estávamos prestes a nos mudar pra um apartamentinho bem pequeno, que carinhosamente apelidamos de "cativeiro", até que a nossa casa estivesse pronta... Você certamente estava nos meus planos há muito, muito tempo, e nos do Papai, vc lentamente começava a tomar forma... Mas haviam coisas antes que pretendíamos fazer...

Nossos planos eram diferentes dos planos de Deus e dos seus também, né?? rsrsrsrs. Que alegria ter sido assim!!

Passado o susto inicial, meu e do Papai, posso garantir que vc foi e é a melhor coisa que já me aconteceu!! E será pra sempre o meu amor!!

Esse blog reinicia aqui... E espero que vc se orgulhe muito de quem somos, e que Deus nos ilumine pra te educar com amor, dedicação e ser os melhores Papai e Mamãe do mundo inteiro pra vc!! Pois vc, meu tesouro, certamente merece!!

Seja bem-vindo/a!!!!

Te amo!!! Sua Mamãezinha